Container

Tema

Associação Cresce, Xavante!

- Twitter: @crescexavante

O Xavante será do tamanho que nós quisermos!

Mala Direta

Busca

Identifique-se

Painel de Controle

Notícias

Identidade Xavante: palavra do organizador

Claudio de Andrea, organizador do Identidade Xavante, fala um pouco sobre o livro

Publicado 08.12.2011

O Livro do Centenário do GE Brasil – Identidade Xavante – chegará às mãos dos Xavantes às 19h30 desta sexta-feira, em uma solenidade de pré-lançamento na Concessionária UVEL, para convidados e autoridades. E, no dia seguinte, para o público em geral, a partir das 10h30, no Quiosque Nélson Nobre Magalhães, no calçadão da Rua 15 de Novembro.

Como organizador, me sinto feliz por mais uma missão cumprida e, ao mesmo tempo, ansioso. Mas, também com a certeza de que a nação Xavante irá receber um livro glorioso, de 228 páginas, 300 imagens, com formato 30 x 30cm, capa dura e papel couché fosco de 150gr.

A comissão do livro (editora e colaboradores) desde janeiro deste ano pautou o projeto e entrou de corpo e alma com a preocupação primeira de narrar textos sintéticos, verdadeiros, desde de 1911 até os dias de hoje.

Como organizador, não tenho palavras a ‘Editora Textos’ – capitaneada por Etiene Villela Marroni. Tive oportunidade de acompanhar desde o nascedouro o trabalho hercúleo que demanda uma edição. Diagramar, revisar e trabalhar nas fotografias na busca de uma melhor resolução... só quem passa por isto poderá avaliar.

Aos membros da comissão, que não mediu esforços na pesquisa das narrativas, minha imorredoura gratidão. Ao Adriano de Leon Soares, Antônio Carlos Munhoso, Carlos Insaurriaga, Izan Muller da Silva, Juliano Baldez de Freitas, Marcelo Gomes Barbosa, Thiago Perceu, Wagner Villela Marroni, Everton Luis Souza Lautenschlager, e muitos outros que de uma maneira ou outra deram sua colaboração, e terão seus créditos inseridos no livro.

As participações especiais que abrilhantaram com idéias, textos e ilustrações como: Rogério Moreira, Aldyr Garcia Schlee, Clayton Rocha, João Garcia, Cássio Ferrari (goleiro), Douglas Cecconello, Joaquim Luis Duval, Paulo Sant’Ana, Ruy Carlos Ostermann, e os ilustradores de categoria internacional e nacional como Renato Canini (o grande mestre da Disney, pai do Zé Carioca), Fernando Duval e André Macedo.

A todos o meu muito obrigado.

Aos patrocinadores, Ecosul, Conservas Schramm, Federação Gaúcha de Futebol, Expresso Embaixador, ao apoio da UCPel, como também aos 44 Xavantes que compraram antecipadamente cinco livros cada, o meu sincero reconhecimento.

Uma palavrinha ao esquecimento. Tenho noção clara que muitos Xavantes que ajudaram a construir esta história não foram citados, pois a inevitabilidade jamais se deixaria de estar presente quando se narra 100 anos.

A estes, nas primeiras páginas do livro foi elaborado o texto ‘Aos que fizeram e fazem esta história Centenária’, que não significa desculpa, e, sim, gratidão. Pois suas ausências não têm e nunca tiveram um roteiro pré-estabelecido. Foi o acaso que insistiu estar presente e acabou de atingir a todos que não foram citados, mas que por lá passaram e deixaram por menor que fosse, a sua valiosa colaboração a esta linda história.

Leia mais sobre: Notícias

Fonte: Claudio Milton Cassal de Andrea, organizador do livro Identidade Xavante

Compartilhe

Delicious Digg Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati RSS

YouTube 32x33

Facebook 32x33

Twitter 32x33

PARA COMPRAR UM PRODUTO, FAÇA OU Cadastre-se

Parceiros

RedesSociais

YOUTUBE

/crescexavante

TWITTER

@crescexavante

FACEBOOK

/crescexavante

FaleConosco

Você também faz parte disto!

Entre em contato que retornaremos sua mensagem o mais rápido possível.

QueroColaborar

Depósito bancário (Banrisul)

Banco 041 | Agência 0320 | Conta Corrente 06.870188.0-0 Em nome de Associação Cresce Xavante (CNPJ 10.615.240/0001-54)

Boleto bancário, transferência on-line e cartão de crédito

Através do Pagseguro podemos receber pagamentos via boleto bancário, transferência on-line (Bradesco, Itaú, Banco Real, Banco do Brasil e Banrisul) e cartão de crédito (Hipercard, Visa, MasterCard, Aura, Diners e American Express).

AtualProjeto

Campo Suplementar

Anexado junto ao Estádio Bento Freitas